Um guia sobre a norma WLTP:
a nova norma de classificações da eficiência do
consumo de combustível.
Os testes de veículos são uma ajuda para compreender o mundo real, tal como os mapas são guias para compreender uma viagem. Os mapas foram melhorados, desde a passagem dos mapas impressos para a navegação por satélite e a disponibilização de direções mais claras. Os novos testes WLTP e RDE, relativos ao consumo de combustível e às emissões, irão fornecer maior clareza ao comprar um novo veículo.
Em setembro de 2018, entra em vigor a nova norma europeia WLTP (Procedimento de Teste Harmonizado a Nível Mundial para Veículos Ligeiros). A norma WLTP substitui a atual norma NEDC (Novo Ciclo de Condução Europeu), disponibilizando as classificações da eficiência do consumo de combustível para veículos a gasolina, diesel, elétricos e híbridos. Ao comprar um veículo novo, verá que a informação reflete melhor a quilometragem obtida com um único depósito (ou carga) no mundo real.
Os veículos com motores a gasolina, diesel e híbridos (MHEV ou PHEV) são agora disponibilizados com os valores relativos às emissões, além do consumo de combustível. Os veículos elétricos, além da autonomia, incluem também os valores relativos ao consumo de energia. Os testes efetuados para determinar estes valores entrarão em vigor para todos os veículos em setembro de 2018.
Com uma excelente performance e tecnologia de ponta, os veículos da Jaguar continuarão a representar os mais altos níveis de design e engenharia. Os novos valores irão demonstrar melhor a experiência proporcionada pelos nossos motores e conjuntos motor/transmissão no mundo real.
Os novos testes foram concebidos para refletir melhor a tecnologia de motores atual. A norma NEDC foi atualizada pela última vez em 1997, quando a primeira geração de veículos híbridos modernos se tornou amplamente disponível. Duas décadas mais tarde e, além dos veículos PHEV e MHEV, já se encontram veículos elétricos na estrada, como o nosso Jaguar I‑PACE. Os testes da norma NEDC não foram concebidos para estes tipos de veículos, que já são considerados na norma WLTP.
Uma forma de ultrapassar as lacunas da norma NEDC é realizando testes extensivos. Os testes da norma NEDC tinham uma duração de, aproximadamente, 20 minutos. O novo teste da norma WLTP irá demorar 30 minutos e, além de testar o veículo, irá também testar o efeito do equipamento opcional, tal como os acessórios montados na fábrica.
Claro que estes testes são um guia inicial. A utilização no mundo real é afetada por vários fatores, como o terreno, as condições climatéricas e o estilo de condução. Em setembro de 2019, serão introduzidos valores adicionais, com a entrada em vigor de novos testes em estrada. Estes medirão também o óxido de azoto (NOx), as partículas e outras emissões do escape.
A norma WLTP será diferente da norma NEDC ao disponibilizar informações adicionais para o ajudar a tomar uma decisão consciente quando comprar um veículo. Os novos testes são mais exigentes e não permitirão uma comparação exata com os valores antigos. Os valores de consumo de combustível e de dióxido de carbono (CO2) da norma WLTP serão mais precisos, mas aparentemente mais elevados em comparação com os valores da norma NEDC. Da mesma forma, os veículos elétricos parecerão ter uma autonomia relativamente mais baixa.
QUANDO OCORRERÁ A MUDANÇA PARA A NORMA WLTP?
Todos os veículos novos produzidos a partir de setembro de 2017 são testados com a norma WLTP. No entanto, a União Europeia apresentou um período de transição. Os fabricantes de veículos apenas serão obrigados a testar os modelos pré-existentes com as novas normas a partir de setembro de 2018. A nova norma entrará em vigor para os países da UE, bem como para a Suíça, a Turquia, a Noruega, o Liechtenstein e Israel.
Em setembro de 2018, os testes das Condições Reais de Condução (RDE) tornam-se obrigatórios nos mesmos países. Os testes RDE irão medir as emissões de partículas e de óxido de azoto (NO2) diretamente na estrada. Já agimos em conformidade com os valores de limite baixo da norma EU6d RDE. Em 2020, os novos valores de teste de WLTP e RDE serão comunicados por toda a UE e nos outros países que aderirem à nova norma.