A longa e ilustre história da Jaguar no automobilismo fundamentou para sempre a evolução dos nossos veículos de produção. Ao competir na Fórmula E, damos continuidade a este legado e orientamos o rumo para os nossos futuros veículos elétricos.
OS NOSSOS VEÍCULOS DE COMPETIÇÃO
Jaguar XK120
Data: 1948 - 1954
Velocidade máxima: 200,5 km/h
Cilindrada: 3.442 cc/201 ci
Potência: 160 CV/119 kW
Facto: o XK120 é o veículo de produção em série mais veloz no momento do seu lançamento
Jaguar C-TYPE
Data: 1951 - 1953
Velocidade máxima: 231,7 km/h
Cilindrada: 3.442 cc/210 ci
Potência: 207 CV/154 kW
Facto: os travões de disco do C-Type tornam-se num padrão automóvel
Jaguar D-TYPE
Data: 1954 - 1957
Velocidade máxima: 260,7 km/h
Cilindrada: 3.442 cc/210 ci
Potência: 250 CV/186 kW
Facto: o D-Type venceu em Le Mans em 1955, 1956 e 1957
Jaguar XJS
Data: 1975 - 1996
Velocidade máxima: 246,2 km/h
Cilindrada: 4.235 cc/258 ci
Potência: 285 CV/212 kW
Facto: o XJS venceu as 24 horas de Spa em 1983
Jaguar XJR
Data: 1983 - 1991
Velocidade máxima: 368,5 km/h
Cilindrada: 6.995 cc/426 ci
Potência: 750 cv/559 kW
Facto: o XJR-12 conquista o primeiro e segundo lugar em Le Mans em 1990
Jaguar R1 – R5
Data: 2000 - 2004
Velocidade máxima: 312,2 km/h
Cilindrada: 2.998 cc/464 ci
Potência: 770 CV/574 kW
Facto: o Eddie Irvine e Mark Webber foram pilotos da equipa F1 da Jaguar
Jaguar I-TYPE 1
Data: 2016 - 2017
Velocidade máxima: restrito a 225,3 km/h
Potência: 200 kW, equivalente a 270 CV
Facto: A Jaguar voltou às corridas na Temporada 3 da Fórmula E, 2016/17
Jaguar I-TYPE 2
Data: 2017 - 2018
Velocidade máxima: restrito a 225,3 km/h
Potência: 200 kW, equivalente a 270 CV
Facto: A Jaguar conseguiu o seu primeiro pódio e a sua primeira pole position com o I-TYPE 2 na quarta temporada, 2017/18
Jaguar I-TYPE 5
Data: 2021–2022
Velocidade máxima: 280 km/h
Capacidade da Bateria: 54 kWh
Potência: 250 kW, equivalente a 335V
Facto: O conjunto motor/transmissão do Jaguar I-TYPE 5 foi desenvolvido internamente com um inversor de última geração com ouro de 24 quilates devido às suas propriedades altamente condutoras.
Jaguar I-TYPE 6
Data: 2023–2024
Velocidade máxima: 320 km/h
Capacidade da Bateria: 47 kWh
Potência: 350 kW, equivalente a 470 CV
Facto: O Jaguar I-TYPE 6 é o veículo elétrico de competição mais avançado e eficiente de sempre da Jaguar e incorpora uma travagem regenerativa tão potente que não possui travões traseiros convencionais.
AS NOSSAS CONQUISTAS NA COMPETIÇÃO AUTOMÓVEL
Jaguar XK120
1948-1954 – SILVERSTONE & LE MANS
Um novo desportivo e o veículo de testes para o revolucionário motor XK da Jaguar, o XK120 é considerado o veículo de produção mais veloz do mundo. Em 1949, o XK120 conquista a bandeira axadrezada em Silverstone e, um ano mais tarde, três XK120 estreiam-se em Le Mans. É o início de uma nova era na competição automóvel.
Jaguar C-TYPE
1951-1953 – LE MANS
Em 1951, o engenheiro aeronáutico Malcolm Sayer junta-se à Jaguar trazendo com ele a excelência e disciplina aeronáutica. A sua primeira colaboração, o C-Type, vence em Le Mans e Stirling Moss, condutor do segundo veículo, bate o recorde da volta mais rápida. Em 1953, o C-Type vence novamente em Le Mans e conquista três das primeiras quatro posições.
Jaguar D-TYPE
1954-1957 – LE MANS
O mau tempo rouba a vitória ao D-Type em Le Mans, em 1954, mesmo tendo registado uma velocidade máxima excecional de 274 km/h. No entanto, o veículo aerodinâmico contra-atacou e venceu em 1955, 1956 e 1957, ano em que conquistou cinco das primeiras seis posições. O D-Type é, até aos dias de hoje, um dos veículos de competição com maior sucesso de sempre.
Jaguar XJS
1975-1996 – ETCC E 24 HORAS DE SPA
Em 1982, sob a égide da equipa TWR, o piloto britânico Tom Walkinshaw inscreve uma equipa de XJS V12 no Campeonato Europeu de Turismo e arrecada várias vitórias no circuito. Walkinshaw acaba por conquistar o Campeonato de Pilotos ETCC em 1984 e, no mesmo ano, vence as prestigiosas 24 Horas de Spa.
Jaguar XJR-9
1983-1991 – 24 HORAS DE DAYTONA E LE MANS
Os XJR de cockpit fechado mostraram-se formidáveis nos circuitos de resistência do mundo – e o XJR-9 de 1988 dominou o campeonato. O superdesportivo com motor V12 conseguiu a vitória nas 24 horas de Daytona e em Le Mans, onde o piloto, Martin Brundle, e a Jaguar conquistaram, respetivamente, os campeonatos de pilotos e de construtores.
Jaguar R1 to R5
2000-2004 – FORMULA 1
Durante a incursão da Jaguar na Fórmula 1, Eddie Ervine, o ex-piloto da Ferrari, conquistou vários lugares no pódio para a equipa. A equipa serviu também como local de formação para o aclamado piloto australiano Mark Webber. Com propriedade e engenharia Ford, a Jaguar Racing desenvolveu três veículos, todos com o motor Cosworth V10.
Jaguar I-TYPE 1
2016 – FORMULA E
Reunir equipa! Inspirados pelo nosso legado na competição automóvel e impulsionados por um conjunto de engenheiros reconhecidos de competição automóvel e de técnicos brilhantes, a Jaguar Racing e o incrível I-TYPE participam na Formula E: corajosos, competitivos e ansiosos por competir.
Jaguar I-TYPE 2
2017 - FORMULA E
A introdução do I-TYPE 2 garantiu à equipa da Jaguar Racing a sua época de maior sucesso na Fórmula E até à data, com vários lugares no top 10. Desenvolvido para os exigentes circuitos urbanos, o I-TYPE 2 tinha uma potência de até 200 kW (270 CV) e atingia os 0-100 km/h nuns estonteantes 2,9 segundos.
Jaguar I-TYPE 4
2019-2020 – FORMULA E
O Jaguar I-TYPE 4 apresentou o conjunto motor/transmissão mais leve e eficiente alguma vez produzido pela Jaguar Racing, com uma velocidade máxima de 280 km/h. Conquistou uma vitória determinante na Cidade do México, bem como uma pole position e um lugar no pódio em Santiago. O final da época foi repleto de ação, com 6 corridas ao longo de 9 dias num circuito fechado no histórico aeroporto de Tempelhof, em Berlim, na Alemanha. A Panasonic Jaguar Racing terminou em grande estilo, alcançando o 7.º lugar na classificação por equipas do campeonato.
Jaguar I-TYPE 5
2021–2022 – FÓRMULA E
O Jaguar I-TYPE 5 apresentava um conjunto motor/transmissão de última geração, desenvolvido internamente pelos engenheiros da Jaguar Racing, que se concentrava em ganhos de eficiência e peso reduzido. Na época de 2022, o Jaguar I-TYPE 5 assegurou quatro vitórias, sete pódios e uma pole position no Mónaco, com Mitch Evans a fazer história após uma dupla vitória em Roma.
Jaguar I-TYPE 6
2023–2024 – FÓRMULA E
O Jaguar I-TYPE 6 é o veículo de competição elétrico mais avançado da Jaguar. Trata-se do primeiro veículo da Fórmula E da FIA com um conjunto motor/transmissão à frente e atrás, duplicando a capacidade de regeneração e eliminando os travões traseiros. No Campeonato Mundial de Fórmula E da ABB FIA de 2023, a Jaguar TCS Racing terminou em segundo lugar com 292 pontos, com 11 pódios, quatro vitórias e três pole positions.
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